domingo, 16 de setembro de 2012

Água como solvente


 A água é uma das principais substâncias em nosso planeta, isto por sua alta capacidade de dissolução, por isto se deu à água a característica de solvente universal, pois ela possui uma capacidade espetacular em dissolver substâncias tais como sais, gases, açúcares, proteínas, etc.
 Quando se junta uma substância à água e se obtém uma mistura em que não é possível distinguir a substância do líquido, diz-se que houve uma dissolução.
Na dissolução estão envolvidos: 




www.google.com.br/imgres
 

soluto (substância que é dissolvida);
solvente  (líquido que dissolve o soluto);
solução (resultado da mistura entre o solvente e o soluto, em que não se distingue um do outro).


Esta dissolução se dá quando a molécula de água penetra na partícula e promove sua separação dissolvendo-as, esta mistura e chamada de solução. Uma das principais explicações e a capacidade da água em dissolver substâncias, está no fato da molécula ter um momento de dipolo permanente instrínseco é absurdamente grande (6,1x10exp(-30) C.m, de fato isso é o que permite o alto poder de solvência.



Fonte: http://www.ufpe.br

E as substâncias hidrofílicas possuem afinidade com a molécula de água e são solúveis nela. Isso ocorre porque as moléculas hidrofílicas são polarizadas.
As substâncias hidrofóbicas possuem aversão à água. Elas são insolúveis em água. As moléculas hidrofóbicas normalmente não são polarizadas, portanto não há atração entre elas e as moléculas de água, dessa forma não interagem por exemplo o azeite. 

Fonte: naturezabrasileira.com.br
                                                                                     
 Assim muitas das moléculas pequenas, importante nos sistemas vivos, possuem igualmente áreas de carga negativa e positiva e também atraem moléculas de água. Por causa da tendência que a água tem de dissolver outras moléculas e de se aglomerar em torno delas, virtualmente todas as reações químicas da célula ocorrem na água , fazendo com que as moléculas de água participam diretamente em muitas dessas reações.
 

Referências bibliográficas:

Biologia, Helena Curtis, 2° edição, Editora Guanabara.





Um comentário: