A microscopia óptica permite que enxerguemos estruturas de observação impossível a olho nu, através da incidência de luz, e de lentes objetivas que promovem um aumento de até 1000x.
Há duas divisões que podem ser colocadas para o estudo do microscópio óptico. formado por três sistemas de lentes (objetivas, ocular e condensador), pelo diafragma e por uma fonte de incidência de luz. É composto também por uma parte mecânica, que garante o suporte para a visualização.
A preparação do material a ser estudado neste caso é realizado cortes muito finos através de uma maquina chamada micrótomo, onde o material a ser cortado recebe um tratamento de desidratação e adicionado em parafina para facilitar o manuseio.
Na microscopia eletrônica de transmissão consiste de um feixe de elétrons e um conjunto de
lentes eletromagnéticas atravessando o objeto estudado projetando uma tela onde é formada uma imagem bidimensional.
Para o preparo do objeto de estudo é necessário um processo de desidratação fixação e inclusão em resinas especiais, muito duras, que permitem cortes ultrafinos obtidos através das navalhas de vidro do instrumento conhecido como ultramicrótomo.
E na microscopia eletrônica de varredura é formado a partir de elétrons secundários que permite a obtenção de informações estruturais e químicas de amostras diversas quando a mesma é atingida pelo feixe de elétrons, é formada uma imagem tridimensional da superfície de amostras não seccionadas, somente a superfície externa do material biológico que é visualizada através de um monitor acoplado ao microscópio.
No seu processo de preparação da amostra é fixada, desidratada e coberta com uma camada fina de metal pesado.
Referências bibliográficas:
Trabalho realizado por: Estefano Loura de Oliveira
Admo Renato do S. Queiroz
'Obs:Tivemos um problema ao realizar a postagem por falta de conhecimento da ferramenta Blogger por este motivo foi postado na data 06/09/2012 peço desculpas pelo transtorno.'
Estefano, mude o modelo para Simple.
ResponderExcluir